sexta-feira, 2 de abril de 2010

O eleitor consciente


Semana por semana, somos lembrados, através das propagandas na televisão ou pequenas notas nos sites de internet, de sermos conscientes na hora de votar. De fazer valer a democracia neste país e votar no candidato que melhor representa, não só os seus interesses, mas também como os do povo e cidade em que vivemos.

Lembrados, apenas, porque de fato, não é bem o que fazemos. Não pesquisamos sequer uma vez durante todo um ano de eleição sobre os candidatos que teremos que escolher. Assistimos aos debates, que são, em boa parte, uma puta encheção de linguiça, na esperança de extrair daquilo alguma conclusão "razoável" de candidato para poder votar.

Passamos manhãs, tardes e madrugadas em claro, à frente do meio mais capacitado de informação, que é a internet, e não abrimos sequer um site de partidos, sites pessoais de políticos de nossa região ou da nossa cidade, procurando saber o que é necessário e o que está errado. Assim também como não lemos boa parte das notícias de jornais e não vemos sequer por algum minuto alguma coisa na TV Senado, TV Câmara, dentre outras.

E reclamamos de desvios de dinheiro, eles deixam à mostra a folha com a verba utilizada pelas prefeituras todo mês em cada cidade... alguém já olhou uma dessas?

Não... mas abrimos constantemente o orkut, o twitter, os jogos multiplayer online, facebook, skype, google isso e aquilo, o MSN, as páginas de esportes, os downloads de mp3. E quando não estamos em nada disso, estamos jogando alguma coisinha, nem que seja a paciência do Windows. Ou apenas ficamos olhando a tela do computador.

Não fazemos isso assim como também, aparentemente, a mudança não nos interessa de verdade. Reclamamos? Sim, bastante, por força do hábito e pra acompanhar, talvez, os que realmente querem. E que talvez seja apenas outro grupo de hipócritas em seus próprios interesses.

E o blogueiro que vos escreve não escapa desta hipocrisia quando reclama de políticos ou atos criminosos cometidos pelos mesmos, porque me comporto exatamente da mesma maneira.

Torno a dizer que não sei se tenho mais medo dos tubarões que há muito estão no poder, ou se de nós, esse cardume de lambaris e bagres da atual geração.


A única coisa da qual estou absurdamente consciente é de que não tenho consciência política alguma.

2 comentários:

  1. Bruno, a sua critica é válida. Muito consciente. Achei legal em especial a parte em que você lembra o poder deste veículo de informação que é a internet.

    Abraço do Jefhcardoso que sai lá do http://jefhcardoso.blogspot.com e vai conhecendo mesmo.

    ResponderExcluir