sábado, 20 de março de 2010

"Atirando" a primeira pedra.



Creio eu que não há, sob hipótese alguma, a necessidade de lembrar ao leitor, ao que a imagem exibida logo acima faz pensar.

Já de um bom tempo pra cá, toda vez que vemos essa cena, temos por todo lado a mesma falação. Que não é correto, que não é bonito. Que isso e que aquilo. Comemorar como se estivesse dando tiros? Como se segurasse e apontasse uma metralhadora?

Sim, sim, concordo inteiramente que "o bonito é fazer gol", ora, pois, quem não haveria de concordar com isso? Mas discordo de como o assunto é tratado. É feio? Sim, isso não deixa de ser, de certa forma, feio. Mas porque eles fazem isso? Porque, talvez, isso tenha começado?

Pois digam pra mim, para que talvez possamos lembrar e pensar melhor no assunto:
Que prêmio recebe o jogador que faz o maior número de gols do campeonato?

Recebe o prêmio de ARTILHEIRO. Ao longo de todo o campeonato, eles buscam ficar no topo da ARTILHARIA. E atacante bom é aquele que finaliza, que MATA a jogada, não? Quem não quer no time, o atacante MATADOR, como sempre foram chamados?

Um bom dicionário online para ser utilizado aqui, para quem quiser, se encontra em www.priberam.pt . É o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Vamos lá?

ARTILHEIRO:

s. m.
Militar que serve na artilharia.

ARTILHARIA:

s. f.
1. Material de guerra composto de armas de fogo grossas e pesadas.
2. Fogo de peças de artilharia que guarnecem um ponto ou obram em conjunto.
3. Uma das armas do exército.
4. Tropa de artilheiros.
5. Ciência do oficial de artilharia.
6. Fig. Disposição, meios de ataque.

Quantas vezes você lembra ter ouvido, após um chute forte de um jogador, um grande radialista ou narrador da tv, dizer: MAS QUE BOMBA! Um TIRAMBAÇO!

Sejamos então, francos. Enxerguem o que está bem a frente de vossos queridos narizes, dos narizes da CBF ou de qualquer outro "órgão" responsável, antes de repreenderem jogadores por uma atitude que pode, nada mais ser, do que naturalmente induzida. INDUZIDA POR NOSSO PRÓPRIO COSTUME E CONDUTA, PELA NOSSA CULTURA. Ainda que alguns façam tais gestos realmente pensando em "passar fogo" em todo mundo, o que eu pessoalmente acho lá um tanto difícil, não são todos.


Abram os olhos, pensem, coloquem o cérebro pra funcionar, caros leitores e amigos. Tem coisas, que só não enxergam aqueles que não querem.





5 comentários:

  1. Concordo plenamente Bruno, a hipocrisia no Brasil em tantos assuntos é tão banal que chega a beirar o ridículo. Parabéns ótimo texto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Brasileiro é foda mesmo, em certos casos até incentivamos "sem querer" algo e logo após começamos a repudiar o mesmo.

    Ótimo texto mesmo, Bruno!
    abração velho!

    ResponderExcluir
  3. Não penso nem que seja CBF ou qualquer outra entidade do futebol que fique criticando essas comemorações.. Isso é coisa mais de Tadeu Schmidt e outros jornalistas esportivos que acabam impondo sua opinião, com uma ajudinha da edição que sempre "zoa" com as comemorações desse estilo, colocando ursinhos, pirulitos, balões nas mãos dos jogadores.

    Enfim.. Hipocrisia e influência da mídia ainda vão acabar com o país.

    ResponderExcluir
  4. Gleizer, não que seja a CBF, porém já é comentado em punir atletas que fizerem esse tipo de comemoração. Essa parte, quem resolve é, de fato, a CBF.

    ResponderExcluir
  5. Brother...O Brasil nesse ponto em em varios outros e um dos paises mais hipocritas que eu me recordo,claro muito facil falar que "nossa ele se envolve com bandidos",ou "nossa ele se envolve com prostitutas",mas o caso é,pessoas de menos destaque tb fazem isso e se escondem como ratos acuados mas são um dos primeiros a apontar o erro dos outros,e ridiculo dizer "meu Deus ele é um mau exemplo" e ver no jornal no dia seguinte "jogo de futebol recebe 89 mil pagantes"...e como jogar um papel no na rua e reclamar que a cidade esta suja.sim temos os bleos exemplos no esporte...mas geralmente notamos ao ler os jornais noticias como "jogador e pego no anti-doping po ruso de cocaina","jogador e pego com prostitutas no hotel".Agora quando perguntamos a maioria da população o que faria se tivesse o salario de um jogador de futebol e lea responte "Nossa iria em muitas festas e pegaria altas garotas as quais nao posso pegar devido a minha condiçao financeira"...Por mais que isso nao seja explicitamente dito todos sabem que é verdade,tendo tanto dinheiro sem muita instruçao sua mente deteriora com as coisas que lhe são oferecidas,estamos falando de pessoas que ganharam seu primeiro milhao antes dos 30 anos,e ganham por mes mais do que um nucleo familiar de classe média ganha por ano...Só que e exelente acusar quando fazem merda e idolatrar quando fazem gols.

    ResponderExcluir