terça-feira, 1 de março de 2011

As Redes Sociais


Redes sociais... porquê falar disso?

Bom, pelo filme “A Rede Social” não é. Já é difícil engolir aquele filme levar algum prêmio, principalmente o Globo de Ouro, apesar das boas atuações, mas ficar falando sobre já é demais.

Esse texto tem como tema as inúmeras redes sociais sendo utilizadas hoje pela maioria dos nossos amigos. E algo muito ruim que, eu já estava observando há algum tempo, mas que me prejudicou pessoalmente na última semana. Estava quieto por aqui, utilizando o msn apenas, quando um amigo meu apareceu pra conversar comigo e disse: - Bruno, porquê você não foi na festa de despedida do Thiago?

Eu sabia que ele iria viajar e ficar um ou mais de um ano em outro país. Disse que não sabia que tal festa tinha acontecido e eis que me vem a resposta: - Ah, o aviso ficou lá no facebook mais de uma semana.


Como eu não utilizo o Facebook, perdi uma festa muito importante. E esse nó está na minha garganta até agora.

O Facebook, assim como diversas outras redes como Twitter, Orkut, Sonico, Hi5, MySpace, Multiply e tantas mais, tem, em base, o mesmo propósito das outras, talvez com exceção do Twitter ou MySpace (que fazem parte desse grupo, de uma maneira diferente), de encontrar seus amigos, de manter contato com eles, de encontrar novos ciclos de amizades, seja por escrever coisas aleatórias ou rotineiras do seu dia em 140 caracteres, seja colocando seus projetos musicais pra avaliação e se associando aos outros músicos e admiradores, a intenção não muda, independentemente do método apresentado.

De certa forma, isso ajudou muita gente um tempo atrás, até a mim mesmo, pois através do Orkut encontrei pessoas com quem eu não falava há anos. E outras me encontraram. Mas acho que eu não estaria exagerando se eu dissesse que mais perdi amigos do que fiz, quando as coisas tomaram as proporções em que se encontram hoje. Por quê?


Porque as pessoas não se contentam com nada, aparentemente. Se uma rede é mais bonitinha que a outra, elas começam a utilizar, se tem mais joguinhos que a outra, elas começam a utilizar, se ela permite colocar mais fotos e separá-las melhor, elas começam a utilizar. Um pequeno apelo com um recursozinho ou outro diferente é suficiente pra, não só integrar o usuário à essa nova rede, mas, aos poucos fazê-lo abandonar o uso das outras.

E nesse processo, não só as pessoas novas, mas também amigos que você já conhecia se perdem de você, caso não acompanhe esse incômodo “fluxo de massa virtual”.

E é isso que acontece. Quanto mais ferramentas te providenciam pra que se aproxime das pessoas, mais as pessoas estão se afastando umas das outras, e talvez se dividindo em novos “grupos”. O grupinho do Twitter, o do Facebook, o desse e o daquele. Isso já acontece na sociedade, já temos grupinhos demais. De certa forma, não me surpreende que o mesmo aconteça na internet.

Mas o que me incomoda é a dependência que isso está criando nas pessoas. Assim como ninguém pegou um simples telefone e me ligou pra comunicar de tal festa, aos pouquinhos, a comunicação pessoal se encurta cada vez mais, se resumindo apenas na marcação de pequenos encontros ou comunicados rápidos.

Não bastasse isso, as próprias redes sociais estão em constante “guerra”, pra obter maior número de usuários, o que envolve uma série de interesses empresariais, e não sociais (pois é bem claro que ninguém está dando a mínima importância pra você e seus 759 amigos) que nem vale a pena perder tempo falando sobre.

O máximo que se pode fazer é esperar que seus amigos mais queridos não esqueçam de você. Principalmente aqueles que até mesmo o msn já estão deixando de utilizar por conta de outros meios.



- E isso é tudo que tenho a dizer sobre a guerra. (Forrest Gump)

Um comentário:

  1. Oii !!
    Eu sou uma guria que tu conhecestes no twitter no ano passado. A @caroline_cs
    É o seguinte, exclui aquele MSN em que tu eras meu amigo. Fiz outro. Se puder me add lá: ccs_sci@hotmail.com
    Nunca mais conversamos! o.O
    Também, eu quase nem entrava no MSN. ashaushuahsuahsuh
    Enfim, tudibom.
    Bjs

    ResponderExcluir