sábado, 20 de março de 2010

"Atirando" a primeira pedra.



Creio eu que não há, sob hipótese alguma, a necessidade de lembrar ao leitor, ao que a imagem exibida logo acima faz pensar.

Já de um bom tempo pra cá, toda vez que vemos essa cena, temos por todo lado a mesma falação. Que não é correto, que não é bonito. Que isso e que aquilo. Comemorar como se estivesse dando tiros? Como se segurasse e apontasse uma metralhadora?

Sim, sim, concordo inteiramente que "o bonito é fazer gol", ora, pois, quem não haveria de concordar com isso? Mas discordo de como o assunto é tratado. É feio? Sim, isso não deixa de ser, de certa forma, feio. Mas porque eles fazem isso? Porque, talvez, isso tenha começado?

Pois digam pra mim, para que talvez possamos lembrar e pensar melhor no assunto:
Que prêmio recebe o jogador que faz o maior número de gols do campeonato?

Recebe o prêmio de ARTILHEIRO. Ao longo de todo o campeonato, eles buscam ficar no topo da ARTILHARIA. E atacante bom é aquele que finaliza, que MATA a jogada, não? Quem não quer no time, o atacante MATADOR, como sempre foram chamados?

Um bom dicionário online para ser utilizado aqui, para quem quiser, se encontra em www.priberam.pt . É o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. Vamos lá?

ARTILHEIRO:

s. m.
Militar que serve na artilharia.

ARTILHARIA:

s. f.
1. Material de guerra composto de armas de fogo grossas e pesadas.
2. Fogo de peças de artilharia que guarnecem um ponto ou obram em conjunto.
3. Uma das armas do exército.
4. Tropa de artilheiros.
5. Ciência do oficial de artilharia.
6. Fig. Disposição, meios de ataque.

Quantas vezes você lembra ter ouvido, após um chute forte de um jogador, um grande radialista ou narrador da tv, dizer: MAS QUE BOMBA! Um TIRAMBAÇO!

Sejamos então, francos. Enxerguem o que está bem a frente de vossos queridos narizes, dos narizes da CBF ou de qualquer outro "órgão" responsável, antes de repreenderem jogadores por uma atitude que pode, nada mais ser, do que naturalmente induzida. INDUZIDA POR NOSSO PRÓPRIO COSTUME E CONDUTA, PELA NOSSA CULTURA. Ainda que alguns façam tais gestos realmente pensando em "passar fogo" em todo mundo, o que eu pessoalmente acho lá um tanto difícil, não são todos.


Abram os olhos, pensem, coloquem o cérebro pra funcionar, caros leitores e amigos. Tem coisas, que só não enxergam aqueles que não querem.